“Podia me dizer por favor, qual é o caminho para sair daqui? - Perguntou Alice.
- Isso depende muito do lugar para onde você quer ir. - disse o Gato.
- Não me importa muito onde... - disse Alice.
- Nesse caso não importa por onde você vá. - Disse o Gato. - ...contanto que eu chegue a algum lugar. - acrescentou Alice como explicação.
- É claro que isso acontecerá.
- Disse o Gato - desde que você ande durante algum tempo.”
E assim, a Alice aqui iniciou a sua jornada mergulhando de uma vez por todas na “toca do coelho”.
Achei tão linda a analogia com a fábula de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll, que não resisti em adotá-la pra mim nesse período mágico da minha/nossas vidas!risos...
E fui eu a minha primeira consulta...
Estava tendo uma dificuldade imensa em agendar com um gineco que exercesse a obstetrícia. Logo percebi que obstetra é espécie em extinção. Pois, a maioria não exerce mais, se focando só na ginecologia, e os que ainda se aventuram nesse ofício de trazer ao mundo gente nova, estavam lotados até os meses seguintes, independente de serem pelo plano, pelo SUS ou particular.
“Tudo aqui é maluco! – disse o Gato de Cheshire a Alice.”
E não é que ele tava certo! risos... Vi de imediato que gravidez é momento dos mais maravilhosamente insanos e que a única louca nesse novo mundo não era só eu!kkkkkkkkkk... Muitas tinham mais dúvidas e medos que eu, outras já estavam num estágio mais avançado da jornada. Mas, que bom: eu não estou sozinha mesmo nesse caminho!!!
E o Sr. Gato apareceu, alto, gordinho, alvo, loiro e com cara de pediatra mais que qualquer outra coisa. Um médico com ares de aconchego, entende? Fui a 8ª a ser atendida e a consulta nem foi tão boa assim. Mas porque a louca aqui ficou tão ansiosa para tagarelar sobre tudo e mais um pouco que tinha dúvida que esqueceu 80% das perguntas. Além disso, o Sr. Gato é muito tranqüilo e prático, ao contrário da ansiosa Alice que foi pedir sua ajuda. risos...
Ele olhou os exames e disse que estava tudo normal. Confirmou a receita do Dramin e prescreveu o Buscopan Plus para caso as cólicas voltassem, ou, Paracetamol caso eu tivesse dores de cabeça. Receitou ainda o Materna que é um suplemento específico para grávidas com várias vitaminas e nutrientes; e elogiou eu já estar tomando o Ácido Fólico, que evita algumas más formações congênitas. Olhou a ultra, (que fiz com 6 semanas) requisitou outra para eu fazer no mês seguinte, vaticinou que estava tudo bem com o embrião e solicitou hemograma, lipidograma, glicose e leucograma. Como eu já havia feito com o pedido da minha prima (médica) transcrito pelo médico que me atendeu na urgência, ele só olhou o resultado e constatou uma anemia. Mas disse que ela era anterior a minha gravidez e ainda me tranqüilizou, pois eu achava que meu colesterol alto era algo preocupante, dizendo:
“- Hum... Nada! Toda grávida tem colesterol alto, mocinha. Procure relaxar.”
[“mocinha”?! ponto pra ele!kkkkkkkkk...]
Fui embora aliviada e remarquei a próxima consulta mais feliz ainda quando ele me informou que seria o platonista oficial da urgência do hospital grande que eu fiz aquela saga, lembram?!uhuuuuuuuuuu...
E ainda me deu o número dele e afirmou que não teria problema se o(a) baby nascesse no carnaval (o que ocorrerá, provavelmente, pelos cálculos-doidos que dele!risos...).
Falei: “- Hum... inté, Dr.!” – e segui.
Continuo seguindo...
___________________________
Para quem não tem noção dos exames que vai fazer, eles incluem:
· Hemograma, leucograma, plaquetas, lipidograma, glicose, citologia oncótica: exames labotoriais de rotina.
· Sorologia:
Ø VDRL: “testagem” de sífilis.
Ø Toxoplasmose: IgC (para saber se já houve contato com o vírus, cujo resultado é ideal que seja reagente); IgM (para saber se há vírus “ativo” – doença, presente, cujo resultado deve ser negativo).
Ø Rubéola: IgC (o mesmo resultado ideal do anterior); IgM (o mesmo resultado ideal do anterior).
Ø HIV: pesquisa de antígenos e anticorpos do HIV para averig6uar a presença do vírus, ou seja, se é ou não portador do HIV, cujo resultado ideal deve ser negativo.
Ø HBsA: pesquisa de hepatite A.
Ø HBC (IgC e IgM): pesquisa da hepatite B, cujos resultados ideais devem ser os mesmos da Toxoplasmose e da Rubéola.
Ø HBs: Hepatite B, cujo resultado pode ser negativo, ou, reagente para quem já foi vacinado, pois este teste está mais ligado a isto.
Ø HCV: Hepatite C, cujo resultado ideal deve ser negativo.
Ø HTLV: um vírus “primo” do HIV, mas diferente dele, que, contudo, requer pesquisa pois as grávidas infectadas devem se abster da amamentação para não infectarem o bebê; o resultado ideal deve ser negativo.
Ø Ultrassonografia gestacional da Translucência Nucal: feita para averiguar o grau de probabilidade de má formações congênitas, dentra as quais se inclui a síndrome de down; realizada entre a 11ª semana e a 14ª, mais ou menos. Mas esta fica para outro post porque fiz depois.
Beijos nossos.
4 comentários on "Pré-natal e primeiros exames."
Não é por nada nao mas já desisti de engravidar lendo todos os seu relatos.... kkkkkk
Isso não serve pra mim não!!!! Mas adorei o blog e estou acompanhando!!! Boa sorte na sua gestação!!!
São mtos exames ao longo da gravidez, alguns incômodos, outros chatos, uns bem simples de fazer, mas todos mto necessários. Prepare-se para a fase dos desejos.. essa é boa! :)
Beijos
HsuhSUHuASHUs, tá me dando preguiça de ser mãe...rs. Mas to aqui torcendo, viu? Acho um sarro ler os relatos, vou acompanhando atéeeee. E dá um bjo na barriga e fala pra ele q a tia Anne um dia vai aí levar um presentinho...rs.
Bjos, lindonaaaa
Postar um comentário