quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Pré-natal e primeiros exames.



“Podia me dizer por favor, qual é o caminho para sair daqui? - Perguntou Alice.

- Isso depende muito do lugar para onde você quer ir. - disse o Gato.

- Não me importa muito onde... - disse Alice.

- Nesse caso não importa por onde você vá. - Disse o Gato. - ...contanto que eu chegue a algum lugar. - acrescentou Alice como explicação.

- É claro que isso acontecerá.

- Disse o Gato - desde que você ande durante algum tempo.




E assim, a Alice aqui iniciou a sua jornada mergulhando de uma vez por todas na “toca do coelho”.

Achei tão linda a analogia com a fábula de Alice no País das Maravilhas - Lewis Carroll, que não resisti em adotá-la pra mim nesse período mágico da minha/nossas vidas!risos...


E fui eu a minha primeira consulta...


Estava tendo uma dificuldade imensa em agendar com um gineco que exercesse a obstetrícia. Logo percebi que obstetra é espécie em extinção. Pois, a maioria não exerce mais, se focando só na ginecologia, e os que ainda se aventuram nesse ofício de trazer ao mundo gente nova, estavam lotados até os meses seguintes, independente de serem pelo plano, pelo SUS ou particular.

Enfim, consegui vaga com meu jeito peculiar de persuasão [risos] com um do meu plano mesmo, e marquei para um dia de semana minha 1ª consulta pré-natal. Vivendo, engravidando, e aprendendo... Antes tivesse marcado por sábado pela manhã, que é outro horáriuo que ele atende, muito mais tranqüilo, porque ao chegar lá um mundo de grávidas aguardavam o mesmo que eu: atendimento médico.

“Tudo aqui é maluco! – disse o Gato de Cheshire a Alice.”


E não é que ele tava certo! risos... Vi de imediato que gravidez é momento dos mais maravilhosamente insanos e que a única louca nesse novo mundo não era só eu!kkkkkkkkkk... Muitas tinham mais dúvidas e medos que eu, outras já estavam num estágio mais avançado da jornada. Mas, que bom: eu não estou sozinha mesmo nesse caminho!!!

E o Sr. Gato apareceu, alto, gordinho, alvo, loiro e com cara de pediatra mais que qualquer outra coisa. Um médico com ares de aconchego, entende? Fui a 8ª a ser atendida e a consulta nem foi tão boa assim. Mas porque a louca aqui ficou tão ansiosa para tagarelar sobre tudo e mais um pouco que tinha dúvida que esqueceu 80% das perguntas. Além disso, o Sr. Gato é muito tranqüilo e prático, ao contrário da ansiosa Alice que foi pedir sua ajuda. risos...


Ele olhou os exames e disse que estava tudo normal. Confirmou a receita do Dramin e prescreveu o Buscopan Plus para caso as cólicas voltassem, ou, Paracetamol caso eu tivesse dores de cabeça. Receitou ainda o Materna que é um suplemento específico para grávidas com várias vitaminas e nutrientes; e elogiou eu já estar tomando o Ácido Fólico, que evita algumas más formações congênitas. Olhou a ultra, (que fiz com 6 semanas) requisitou outra para eu fazer no mês seguinte, vaticinou que estava tudo bem com o embrião e solicitou hemograma, lipidograma, glicose e leucograma. Como eu já havia feito com o pedido da minha prima (médica) transcrito pelo médico que me atendeu na urgência, ele só olhou o resultado e constatou uma anemia. Mas disse que ela era anterior a minha gravidez e ainda me tranqüilizou, pois eu achava que meu colesterol alto era algo preocupante, dizendo:


“- Hum... Nada! Toda grávida tem colesterol alto, mocinha. Procure relaxar.”

[“mocinha”?! ponto pra ele!kkkkkkkkk...]


Fui embora aliviada e remarquei a próxima consulta mais feliz ainda quando ele me informou que seria o platonista oficial da urgência do hospital grande que eu fiz aquela saga, lembram?!uhuuuuuuuuuu...


E ainda me deu o número dele e afirmou que não teria problema se o(a) baby nascesse no carnaval (o que ocorrerá, provavelmente, pelos cálculos-doidos que dele!risos...).


Falei: “- Hum... inté, Dr.!” – e segui.


Continuo seguindo...


___________________________


Para quem não tem noção dos exames que vai fazer, eles incluem:

· Hemograma, leucograma, plaquetas, lipidograma, glicose, citologia oncótica: exames labotoriais de rotina.

· Sorologia:

Ø VDRL: “testagem” de sífilis.

Ø Toxoplasmose: IgC (para saber se já houve contato com o vírus, cujo resultado é ideal que seja reagente); IgM (para saber se há vírus “ativo” – doença, presente, cujo resultado deve ser negativo).

Ø Rubéola: IgC (o mesmo resultado ideal do anterior); IgM (o mesmo resultado ideal do anterior).

Ø HIV: pesquisa de antígenos e anticorpos do HIV para averig6uar a presença do vírus, ou seja, se é ou não portador do HIV, cujo resultado ideal deve ser negativo.

Ø HBsA: pesquisa de hepatite A.

Ø HBC (IgC e IgM): pesquisa da hepatite B, cujos resultados ideais devem ser os mesmos da Toxoplasmose e da Rubéola.

Ø HBs: Hepatite B, cujo resultado pode ser negativo, ou, reagente para quem já foi vacinado, pois este teste está mais ligado a isto.

Ø HCV: Hepatite C, cujo resultado ideal deve ser negativo.

Ø HTLV: um vírus “primo” do HIV, mas diferente dele, que, contudo, requer pesquisa pois as grávidas infectadas devem se abster da amamentação para não infectarem o bebê; o resultado ideal deve ser negativo.

Ø Ultrassonografia gestacional da Translucência Nucal: feita para averiguar o grau de probabilidade de má formações congênitas, dentra as quais se inclui a síndrome de down; realizada entre a 11ª semana e a 14ª, mais ou menos. Mas esta fica para outro post porque fiz depois.

Beijos nossos.

4 comentários on "Pré-natal e primeiros exames."

Audin on 19 de agosto de 2009 22:39 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Audin on 19 de agosto de 2009 22:40 disse...

Não é por nada nao mas já desisti de engravidar lendo todos os seu relatos.... kkkkkk
Isso não serve pra mim não!!!! Mas adorei o blog e estou acompanhando!!! Boa sorte na sua gestação!!!

Daniela Pedrinha on 20 de agosto de 2009 14:04 disse...

São mtos exames ao longo da gravidez, alguns incômodos, outros chatos, uns bem simples de fazer, mas todos mto necessários. Prepare-se para a fase dos desejos.. essa é boa! :)

Beijos

Anne on 25 de agosto de 2009 10:33 disse...

HsuhSUHuASHUs, tá me dando preguiça de ser mãe...rs. Mas to aqui torcendo, viu? Acho um sarro ler os relatos, vou acompanhando atéeeee. E dá um bjo na barriga e fala pra ele q a tia Anne um dia vai aí levar um presentinho...rs.

Bjos, lindonaaaa

 

Encomenda para Dona Cegonha!!! Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez