segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Enjôos e mudança de humor na gravidez.


E por volta da 8ª semana (2 meses)...


Após a superação das cólicas, aquilo que eu nem fazia idéia começou a se tornar um verdadeiro pesadelo: os enjôos matinais.

Comecei a acordar de manhã e, em vez de dar bom-dia pro espelho, a encarar o novo [ini]migo: o Sr. vaso sanitário. Horrível essa fase que pensei não ia ter mais fim!

Sabe quando você não consegue vomitar nada porque toda a comida que foi ingerida no dia/noite anterior já não existe mais nas suas entranhas e só sai “água”, ou seja, tipo coisa de ressaca? É assim! Fora que o Dramin é um medicamento que não resolve grande coisa dos enjôos e também dá um sono incontrolável que compromete a atenção no volante de quem precisa dirigir várias vezes ao dia. Além disso, se minha pressão já era baixa, agora mais ainda por conta da dificuldade em segurar o alimento e da própia medicação. Isto acaba por dar fadiga e dor de cabeça, além de uma certa azia.

Tem humor que resista?! Não tem não!!!

E toda aquela alegria de passar meses e meses sem menstruar se esvai quando você começa a perceber que se instalou em você uma “TPM constante”! risos...

O difícil daí pra frente é conciliar a compreensão com a fatídica incompreensão do namorido que não tem a menor noção do por que da sua mudança. E não vai ter de um modo tão bom assim, sabe por quê? Porque ele é homem, meobein! Não adianta forçar a barra.

O jeito é você “bater o pé” pra quem está ao seu redor com aquela frase pronta de “gravidez não é doença” e dizer: “-Não, não é. Mas é fase especial que só quem engravidou e é solidário entende que há períodos onde o rendimento da pessoa diminui, incluindo paciência!” E se tiver férias acumuladas, tire uns 15 dias, pelo menos. Ou, se fizerem “jogo-duro” explique que você pode até pedir licença, porque é um direito que tem, ou do contrário, que as pessoas se acostumem em te ver botando os bofes pra fora a qualquer momento do dia. Caso isto seja a escolha dos que te cercam, você terá duas certezas: 1. Que você está cercada de possíveis sádicos; 2. Que você está cercada de possíveis burros, que preferem ter uma funcionária inconveniente e que não rende a dar-lhe o tempo que precisa para retornar com a competência que lhe faz alguém produtiva no seu trampo.

No meu caso, minhas férias de 15 dias foram concedidas. risos...

O complicado nessa fase foi que não se pode tirar férias do namorido. Kkkkkkkkkkkk... Mas isso é assunto pra outra publicação. Contudo, a dica é explicar a ele em analogia: “-Amor, imagine que você esteja de ressaca todo dia sem ao menos ter bebido. Sei que não estou doente, mas me diga como é essa sensação! Agradável não?!”. Comigo não resolveu muito... risos... mas já é um começo!kkkkkkkkkkkkkk...



Quanto a como amenizar os enjôos, sinceramente, não tem muita alternativa. Além do ínfimo que é se alimentar 6 vezes ao dia, o que não evita os enjôos mas mantém suas forças, pelo menos... O jeito é ter paciência e esperar até o 3º mês, ou 12ª semana, em média para eles melhorarem significativamente, e EU sei o quanto isso é difícil, ao contrário de muita gente que menospreza o que você possa estar passando! Você pode ainda cuspir sempre que puder pra evitar que a saliva engolida lhe enjoe mais, não escove os dentes antes de tomar o dejejum (apenas faça um bochecho com água), evite comer em grandes quantidades por mais fome que tenha, não vá dormir de barriga cheia e faça um lanchinho leve (fruta, tipo laranja ou uvas) antes de ditar. Mas, não se iluda, tudo isto não faz passar os enjôos; só os ameniza! Por isso, a dica para quem trabalha é uma pausa momentânea nas atividades, seja por licença, seja por férias mais curtas no final do 2º mês (10ª/11ª semana). Caso as coisas piorem muito e não se consiga alimentar adequadamente, vá correndo pra urgência ou pra o seu médico, se já o tiver. Pois, existe a alternativa do Plasil, que não dá sono, mas... em mim deu um pouco de agitação periférica (pernas). Portanto, algo a ser pensado.

Beijos nossos.



3 comentários on "Enjôos e mudança de humor na gravidez."

Anônimo disse...

Q gostoso seu espaço!! Tb estou cm quase 3 meses e tive q entrar no dramim ms ele dá mesmo esse sono q vc falou. outra coisa q me deixa confusa são os exames pq eu n entendo muito e meu médico é do sus e n me explica direito. vc sabe informar algo sobre isso? vou acompanhar o seu blog. =)

Bjim. Carla.

Anne on 19 de agosto de 2009 às 14:05 disse...

Menina, isso desanima a gente...jasiahsuahsuhasu. Minha tia qdo estava gravida me deu até pena, ela nao parava mais em pé, de tanto q vomitava. Tem mulheres que sentem demais essa parte, outras não...espero ser desse ultimo time!

Muito lindinho aqui, nao canso de olhar... eu vou acompanhando, só pra saber mais da gravidez e tb de como vc está, claaaaro. Cuida bem desse bbzinho aí!

Bjos pra vcs 2!

Paula Calixto on 19 de agosto de 2009 às 19:45 disse...

Carla, bem lembrado: esqueci de postar sobre os primeiros exames, mas vou fazer no próximo post que é sobre a primeira consulta com o G.O.!

Anne, kkkkkkkkkkkkk... Pois é, miga... A gente só ouve que ficar grávida é algo como uma experiência surreal-abstatra e que é só flores, e a única coisinha desagradável fica como o parto só. risos... Balela! Tá vendo? Quando a gente descobre a REAL vê que há mais mistérios que supõe a vã filosofia das "amigas-solidárias"!kkkkkkkkkkk... Isso tudo NÃO REBAIXA O MOMENTO MAGNÍFICO, mas existe esses outros, isso é. E quando se toma conhecimento menos despreparada se fica pra isso. Eis um dos motivos do blogue. risos...

Beijos nas duas.

 

Encomenda para Dona Cegonha!!! Copyright 2008 All Rights Reserved Baby Blog Designed by Ipiet | All Image Presented by Tadpole's Notez